Comunidades cristãs em todo o mundo se preparam para celebrar o Tempo da Criação 2024, de 1° de setembro a 4 de outubro, com a esperança de que cada ação tem um valor significativo na Criação. Do Timor-Leste aos Estados Unidos, as igrejas cristãs se unem para orar e agir. 

No dia 1º de setembro próximo, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, começa o Tempo da Criação, período anual para rezar e agir pela criação, que culmina no dia 4 de outubro com a Festa de São Francisco de Assis. Este tempo se tornou uma parte muito aguardada do calendário de muitas comunidades cristãs. 

Salvar o planeta da crise climática é urgente e “toda a criação está implicada neste processo”, diz o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. “Esperar e agir com a criação significa, antes de mais, unir forças e, caminhando juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade, ajudar a ‘repensar a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites’”, continua o Papa.

Bispos de todo o mundo também falaram sobre o Tempo da Criação e incentivam suas comunidades a participar e agir. Suas mensagens ressoaram entre as conferências episcopais do mundo inteiro: desde a Itália, Irlanda e Espanha, passando pelos EUA e até mesmo países da Ásia Oriental, como Malásia, Cingapura e Brunei. Os bispos de Espanha, particularmente, afirmam na sua mensagem para este tempo que o ser humano é “chamado a cuidar da ‘casa’ natural, mas sem se considerar o centro absoluto do universo”.

O evento de abertura do Tempo da Criação será um momento de oração online no domingo, 1º de setembro, com lideranças religiosas de diferentes denominações cristãs que farão orações de intercessão para agradecer pela criação. Ao longo do mês haverá outros eventos, especialmente uma ação pelo Tratado de Combustíveis Fósseis, e a oração de encerramento, que será na festa de São Francisco de Assis. Informações completas sobre os eventos podem ser encontradas aqui.

Comunidades cristãs em todo o mundo celebrarão este período, especialmente o Timor Leste, que receberá a visita do Papa Francisco de 9 a 11 de setembro e lançou a campanha “Uma árvore para o Papa”. Como parte dessa campanha e do Tempo da Criação, os cidadãos timorenses vão oferecer ao Papa uma árvore para homenageá-lo e agradecer-lhe por seu compromisso com a gestão ambiental.

Além disso, desde Veneza, na Itália, com um Festival da Criação, até Nova Jersey, nos Estados Unidos, com um terço pela criação e palestras de formação; do Reino Unido, com caminhadas na criação, até Newcastle West, na Austrália, com eventos de formação, e em muitos outros cantos do mundo, as comunidades já estão em atividade.

A mensagem do Papa e de outras lideranças religiosas mundiais, bem como os recursos para a ação, podem ser encontrados aqui. Além desses recursos, você pode encontrar outros materiais úteis neste link para promover o Tempo da Criação.

O Tempo da Criação é um período ecumênico celebrado de 1º de setembro a 4 de outubro, dedicado a orar e agir pela criação. Seu lema este ano é “Esperançar e agir com a Criação”, e o tema é “As primícias da esperança”, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos. Durante esse período, comunidades do mundo inteiro se reúnem para refletir sobre a importância de cuidar do planeta e tomar medidas concretas para a sua conservação.