
Foto: Rocheli Koraleswski
Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o Movimento Laudato Si participou ativamente da Reunião Ampliada da Articulação Igreja Rumo à COP 30, realizada em Brasília. O encontro, que contou com mais de 100 participantes entre presenciais e virtuais, reuniu representantes de dezenas de organizações e instituições ligadas à Igreja Católica. O objetivo foi fortalecer e avançar nos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém (PA) em 2025.
Com uma agenda diversificada e focado na preparação da Igreja do Brasil para a COP 30, a reunião foi um espaço de troca entre membros da Igreja, movimentos sociais, organizações ambientais e especialistas. Eduardo Scorsatto, coordenador de campanhas no Movimento Laudato Si, destacou a importância desse momento no processo de preparação para a COP30. “Nessa oportunidade, especificamente, nós trabalhamos ao longo desse dia como nós vamos nos preparar, quais ações, quais atividades, quais recursos nós vamos disponibilizar para que possamos melhor nos preparar e participar ativamente da COP30 no ano que vem”, afirmou.
Scorsato reforçou o compromisso de construir uma articulação coletiva que promova perspectivas de vida para todas as pessoas e para o planeta. Ele destacou que o encontro resultará em um calendário robusto de ações, envolvendo atividades regionais em todo o Brasil. “O resultado desse nosso encontro é justamente poder olhar para 2025 e ver nele uma infinidade de rostos de pessoas se somando a esse processo, de atividades que vão acontecer em todas as regiões do país com um objetivo: de envolver mais e mais pessoas, criar condições para que muitas e todas as vozes possam ser escutadas nesse processo que nós queremos que seja coletivo”, completou.
Entre os temas abordados nos painéis do dia, destacaram-se o enfrentamento às mudanças climáticas no pontificado do Papa Francisco, a participação em COPs anteriores como aprendizado para a COP30, e a apresentação do plano de trabalho da articulação Igreja Rumo à COP30. Além disso, foram realizadas discussões sobre a política de proteção da CNBB e a consolidação do calendário de ações para 2025.
Dorismeire Vasconcelos, Animadora Laudato Si’ e articuladora da REPAM Brasil que esteve presente no encontro, compartilhou suas expectativas para 2025, destacando a importância de celebrar os 10 anos da encíclica Laudato Si’. “O próximo ano será uma oportunidade para vivenciar profundamente a espiritualidade e a mística do cuidado com a casa comum, promovendo a ecologia integral como um caminho coletivo para um planeta melhor. É um momento de unir forças com toda a humanidade para cultivar esperança e ação em prol de um futuro mais sustentável”, afirmou.
A reunião reforça o compromisso da Igreja Católica com a construção de um futuro sustentável e com a mobilização de fiéis e lideranças para enfrentar os desafios da crise climática global.





