Enquanto a família ecumênica em todo o mundo se prepara para um novo Tempo da Criação, nós do Movimento Laudato Si’ também estamos nos preparando para celebrar e agir durante a celebração cristã anual de 2025, ouvindo e respondendo juntos ao clamor da Criação.

 

“Paz com a Criação” é o tema do Tempo da Criação 2025, e o símbolo é o “Jardim da Paz”, que inspirará as orações e ações de 1º de setembro a 4 de outubro. Para ajudar a preparar e vivenciar este momento especial, temos o prazer de compartilhar os recursos, atividades e chamados à ação para mobilizar nossa rede do MLS:

 

  1. Celebre o Dia da Criação em 1° de setembro ou no primeiro domingo seguinte (7 de setembro) — o momento perfeito para honrar o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. As paróquias e comunidades são incentivadas a usar a nova “Missa da Criação” do Vaticano em suas celebrações do Dia da Criação (ver traduções do Vaticano para 6 idiomas que podem ser usadas ad experimentum até que os textos oficiais sejam publicados pelas conferências episcopais). Qualquer sacerdote pode celebrar esta nova missa no dia 1° de setembro (segunda-feira). Com o consentimento do bispo local, ela também pode ser celebrada no domingo, 7 de setembro. Uma alternativa poderia ser o dia 6 de setembro (sábado) durante o dia, também permitido a qualquer sacerdote.
  2. Reze a Via da Criação ao ar livre para elevar a Deus a celebração contínua do mistério da Criação.
  3. Desenvolva atividades ligadas ao tema “jardim da paz” como, por exemplo, participar do processo de criação de um jardim.
  4. Reflita e promova a mensagem do Papa Leão XIV para o 10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

 

Como parte deste período ecumênico global, também convidamos você a participar dos cultos ecumênicos online nos dias 1º de setembro e 4 de outubro, e a apoiar o chamado à ação ecumênica global pelo alívio da dívida dos países. Você encontrará todas as informações necessárias em seasonofcreation.org/pt/ e no Guia oficial de Celebração ecumênico, disponível na página de recursos do mesmo site.

 

Leia mais em nosso blog sobre a nova missa pela nossa casa comum