8 de outubro de 2025, Castel Gandolfo, Itália
Lideranças religiosas mundiais participam do Balanço Ético Global pela ação climática
Ministros, ativistas e lideranças inter-religiosas se reuniram na Itália antes da COP 30 para exigir que a liderança moral corresponda à urgência científica.
Trinta e cinco lideranças de todas as religiões e continentes se reuniram em 1º de outubro de 2025 no Borgo Laudato Si’, em Castel Gandolfo, para um Balanço Ético Global (BEG) inter-religioso — uma contribuição autogerenciada para o processo da COP 30, organizada pelo Movimento Laudato Si’, a GreenFaith e a Rede Mulheres, Fé e Clima (WFCN, na sigla em inglês).
Entre os presentes estavam a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, e a ex-presidente da Irlanda, Mary Robinson, além de representantes de tradições indígenas, movimentos de jovens e organizações religiosas voltadas para o clima. A sessão foi moderada por Laura Cook, do Projeto Dandelion e do Grupo Diretor da WFCN.
Em seu discurso de abertura, a Ministra Marina Silva fez um claro apelo por responsabilização e ação: “Faz 33 anos que prometemos agir em relação ao clima, mas não cumprimos essa promessa. Já tomamos as decisões. Agora precisamos transformar essa agenda em ação, compromisso e resultados concretos.”
O encontro fez parte do Balanço Ético Global, um projeto mais amplo lançado pela Presidência Brasileira da COP 30 para examinar as dimensões morais e espirituais da ação climática. Os participantes do evento no Borgo Laudato Si’ levaram simbolicamente as vozes de seres como geleiras, baleias e ancestrais humanos, expressando a interconexão de toda a vida.
A Dra. Lorna Gold, Diretora Executiva do Movimento Laudato Si’, disse que a reunião ajudou a definir o tom para o que se seguiu:
“Este Balanço Ético Global foi mais do que um evento — foi um sinal. Deu o tom moral e espiritual para o que se seguiu na conferência de aniversário da Laudato Si’, ‘Espalhando Esperança’. Num momento em que o mundo se sente fragmentado, este encontro entre diversas religiões demonstra que a solidariedade não só é possível, como é essencial para a transformação de que precisamos.”
Mary Robinson, a primeira mulher presidente da Irlanda, destacou o papel de lideranças religiosas na manutenção da coragem moral: “Essas lideranças costumam estar entre as vozes mais confiáveis em suas comunidades. Sua coragem moral, especialmente diante da inércia política, é vital. A sociedade civil e as tradições religiosas, juntas, nos lembram que a ação climática não trata apenas de ciência e política: trata-se de justiça, compaixão e responsabilidade moral uns com os outros e com as gerações futuras.”
Refletindo sobre o espírito presente naquele dia, a moderadora Laura Cook, do Projeto Dandelion e da WFCN, disse: “É fácil ser pessimista antes das COPs, mas não podemos nos dar ao luxo do pessimismo. O que testemunhamos aqui foi a unidade em sua forma mais verdadeira: pessoas de fé, muitas delas mulheres, unidas com propósito e coragem compartilhados. Não foi apenas diálogo: foi devoção em ação.”
“Não podemos nos dar ao luxo de deixar o tempo passar nem ficar em silêncio”, disse o Rev. Fletcher Harper, Diretor Executivo da GreenFaith, que participou dos trabalhos do dia. “As comunidades religiosas devem ser uma força moral para a ação — apoiando os mais afetados, responsabilizando os líderes e vivendo os valores que pregamos.”
O BEG inter-religioso precedeu a celebração do 10º aniversário da encíclica ecológica Laudato Si’, do Papa Francisco, na qual o Papa Leão XIV apelou às lideranças globais para “ouvirem o grito da Terra e o grito dos pobres”.
Os resultados do BEG serão incluídos no Balanço Ético Global oficial da COP 30, ressaltando o papel indispensável da liderança ética, espiritual e popular no enfrentamento da crise climática.
… FIM…
Uma pasta para a mídia com imagens e designs gráficos ilustrando os aprendizados do BEG está disponível aqui: Media_Folder_8_Oct_2025
Rede Mulheres, Fé e Clima: A Rede Mulheres, Fé e Clima (WFCN, na sigla em inglês) trabalha promovendo mudanças transformadoras para enfrentar a crise climática e natural global, aproveitando o poder da fé, que é algo compartilhado por 80% da população mundial. A WFCN é uma expressão do Projeto Dandelion.
A Rede amplia a ação climática comunitária liderada por mulheres, intensifica as melhores práticas e promove a colaboração radical entre diversas redes de mulheres de fé. Por meio dessa força coletiva, a WFCN apoia a mobilização em massa de mulheres de fé do mundo inteiro que se envolvem na ação climática.
GreenFaith: A GreenFaith é uma organização de base internacional e multirreligiosa pela justiça climática. Trabalha com comunidades religiosas no mundo todo para se opor a novos projetos de combustíveis fósseis, defender o desenvolvimento rápido e equitativo de energias renováveis e exigir compromissos de redução de perdas e danos por parte de poluidores climáticos históricos. Com funcionários em 12 países da África, Ásia, Europa e Américas e voluntários em 40 países, a organização é uma das principais vozes inter-religiosas em prol da justiça climática.
Movimento Laudato Si’: O Movimento Laudato Si’ é uma organização católica global inspirada na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, congregando mais de 900 organizações e milhares de membros de base em quase 115 países. O MLS incentiva a Igreja a cuidar da nossa casa comum por meio da conversão ecológica, mudança de estilo de vida e incidência política. Apoia animadores, capítulos locais e parceiros na construção de uma resposta católica unida e orante à crise ecológica. Por meio de sua rede global, o MLS amplifica vozes vulneráveis, promove mudanças sistêmicas e fortalece o papel da Igreja no cuidado da criação.
Contatos com a mídia:
- Movimento Laudato Si’:
Susana Salguero, Diretora de Comunicações Globais, [email protected], +507 60 905 032 - GreenFaith:
Rev. Fletcher Harper, Diretor Executivo, +1-201-390-0094
Sra. Meryne Warah, Diretora do Programa Global, +254-720-252387 - Rede Mulheres, Fé e Clima (WFCN):
Laura Cook, Projeto Dandelion e Membro do Grupo Diretor da WFCN, +447 74 232 5914, [email protected]
Jean Duff, Coordenadora da WFCN, + 353 87 719 8998





