A participação da ELSiA na Conferência Espalhando Esperança renovou o apelo à conversão ecológica e à ação climática baseada na fé.

A Aliança Europeia Laudato Si’ (ELSiA) — da qual o Movimento Laudato Si’ (LSM) é membro fundador — reuniu líderes religiosos, representantes da sociedade civil e da Igreja de todo o mundo na Conferência Espalhando Esperança, um encontro histórico que celebra o décimo aniversário de Louvado Si’ e reafirmando a missão da Igreja de cuidar de nossa casa comum.

Este artigo é baseado em um artigo originalmente publicado no Site da ELSiA e destaca como a Aliança continua a amplificar a voz da Laudato Si’ na Europa.

De 1 a 3 de outubro de 2025, mais de mil participantes de mais de 80 países se reuniram em Castel Gandolfo, perto de Roma, para refletir sobre uma década de Laudato Si’ e renovar seu compromisso compartilhado com a conversão ecológica. Entre eles estavam o Papa Leão XIII, formuladores de políticas globais e líderes da Igreja e da sociedade civil engajados na jornada rumo à justiça ecológica e social

A ELSiA trouxe uma forte perspectiva europeia para esta conversa global, coorganizando a sessão “A Jornada Ecológica da Europa: Fazendo um Balanço e Avançando com a Laudato Si’”, facilitada por Laura Morosini, representando o Movimento Laudato Si’.

O painel contou com a participação de Cardinal Nemet (CCEE), Maria Nyman (Caritas Europa), Filipe Martins SJ (JESC), Maria Hammershøy (Justiça e Paz Europa) e Dr. Roland Daw (Universidade de St. Mary, Reino Unido), explorando como Laudato Si´ inspirou mudanças em toda a Europa e mostra como as comunidades religiosas podem continuar a promover a conversão ecológica em meio aos desafios ambientais e sociais da atualidade.

“O evento Raising Hope me comoveu profundamente. O apelo do Papa Leão XIII por um retorno ao coração, onde começa a verdadeira conversão ecológica, ressoa em mim, lembrando-nos da profunda conexão entre fé, cuidado com a criação, justiça social e liberdade.”
Maria Nyman, Diretora de Caritas Europa

Para além dos painéis e plenárias, o evento foi um espaço de encontro, comunhão e esperança: um lembrete de que a conversão ecológica se fortalece em comunidade.

“É difícil cultivar a esperança sozinho, mas quando você está em comunidade, quando está com outras pessoas, você pode realmente transmitir essa coragem e fé reciprocamente.”
Josianne Gauthier, Secretária-Geral de CIDSE

“A pergunta do Papa Leão XIII — ‘Qual será a nossa resposta?’ — ficou comigo desde a conferência e continua sendo uma fonte de compromisso, mesmo quando as coisas parecem avançar muito lentamente.”
— Filipe Martins SJ, Diretor de Centro Social Jesuíta Europeu (JESC)

Para Pax Christi Internacional, o mais novo membro de ELSiA, a conferência também foi uma oportunidade para compartilhar como a não violência e a construção da paz podem fortalecer a defesa da vida e da criação.

“As conversas demonstraram um profundo interesse na não violência ativa para proteger aqueles que guardam a Criação da violência extrativista e para construir pontes de vida.”
Nicolás Paz, Iniciativa Católica pela Não Violência, Pax Christi Internacional

A conferência terminou com um gesto simbólico de unidade: o derretimento do gelo da Groenlândia, abençoado pelo Papa Leão XIII, cuja água os participantes levaram para casa como sinal de esperança compartilhada.

“Esta conferência nos lembrou que não estamos sozinhos nesta missão. A energia, o diálogo e a fé partilhados aqui nos dão força para continuarmos a trabalhar pela ecologia integral em toda a Europa.”
Sara Sechi, Dom Bosco Internacional

Por meio de seu papel ativo em ELSiA, o Movimento Laudato Si’ continua a reforçar a sua presença europeia, fomentando a colaboração, o diálogo e a incidência conjunta que trazem Laudato Si´ para a vida em comunidades por todo o continente.

Sobre a ELSiA
A Aliança Europeia Laudato Si’ (ELSiA) reúne organizações católicas comprometidas com a promoção da ecologia integral em toda a Europa. Seus membros incluem: Movimento Laudato Si’, Caritas Europa, CIDSE, Dom Bosco Internacional, JESC, Justiça e Paz Europa e Pax Christi Internacional, COMECE.