“O domingo é o dia  da Ressurreição, o ‘primeiro dia’ da nova criação, que tem as suas primícias na humanidade ressuscitada do Senhor, garantia da transfiguração final de toda a realidade criada.” (LS 237).

Um novo Momento Global de Oração Laudato Si’ na sexta-feira nos uniu como uma comunidade para meditar sobre a Laudato Si’. Esse momento de oração tão belo e comovente foi mediado pelos membros do Movimento Laudato Si’ da Ásia-Pacífico e teve momentos para escutar a música, o grito e o convite da criação.

Esse espaço para a oração, “para celebrar, relaxar e contemplar as muitas bênçãos que Deus nos deu,” também nos convidou a refletir sobre como podemos encarnar Cristo em nosso mundo e cuidar da nossa casa comum.

Reviva esse momento de oração com a Ásia-Pacífico

Karen Lanipao, uma Animadora Laudato Si’ das Filipinas, pertencente aos Povos Indígenas Kalinga na região montanhosa ao norte do país, compartilhou sua história de conversão ecológica: “Estou no processo de ser formada,” ela disse.

Leia mais sobre a história de Karen no Encontro Laudato Si’ deste mês

Seu testemunho foi marcado pela história de sua comunidade e de tantas comunidades indígenas que ainda hoje lutam e sofrem inúmeras injustiças ecológicas. Karen se solidarizou com todos estes povos e convidou os participantes a se unirem a ela em oração.

Após refletir sobre o Evangelho, a Dra. Mudita Menona Sodder, RSCJ, guiou uma reflexão espiritual sobre o Dia da Transfiguração do Senhor. A experiência de Jesus no Monte Tabor foi um “momento transformador e libertador,” ela disse.

Duas perguntas foram propostas pela Dra. Sodder para a oração comum:

  • O que a Transfiguração significa para você hoje?
  • Todos nós já vivemos momentos de Transfiguração, relembre uma memória de um desses momentos em que a Divindade de Deus tocou você profundamente.

As intenções finais foram escritas pela Ir.. Lucilla Munci da Mongolia e lidas por Ray Kancharla da Índia, e os participantes ao redor do mundo colocaram suas intenções assistindo ao vivo no YouTube e Facebook.

Além disso, os participantes foram convidados a assinar a petição “Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis” que diz às lideranças mundiais, diante das duas cúpulas das Nações Unidas, que tipo de mundo queremos criar.

Uma oração, guiada pela Geradette Davey, e uma música pelo Gerard Davey de Sri Lanka, encerraram o momento. 

Você não pode participar? Sem problemas, você pode assistir novamente aqui. Lembre-se de que toda primeira sexta-feira do mês nós realizamos um Momento Global de Oração Laudato Si’, com tradução simultânea em diversos idiomas.